quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Rozen Maiden

Nome: Rozen Maiden
Criador: Peach-Pit
Tipo: Comédia, Drama, Acção, Sobrenatural
Episódios: 24

Sinopse :
O anime Rozen Maiden trata da história de 7 bonecas que juntas formam uma colecção de bonecas criadas por Rozen. Todas as bonecas se referem a ele como o "Pai", cada boneca tem sua própria personalidade, espírito guardião, habilidade sobrenatural e rosa mystica. Para obter poder elas necessitam de um "médium", que usa um anel, simbolizando a sua ligação com a boneca, embora haja bonecas que possam agir por conta própria sem um médium. O destino destas bonecas é jogarem o "Jogo da Alice", e a vencedora do jogo é considerada a menina perfeita, denominada por "Alice". Uma rapariga de beleza suprema que vive dentro dos sonhos de Rozen, a qual é descrita como "mais sublime do que qualquer flor, mais pura do que qualquer outra gema, e sem um toque de impureza".

O jogo consiste em duelos entre as bonecas, sendo usada energia espiritual vinda dos seus mediuns, quem perder terá de dar a sua rosa mystica a vencedora, esta rosa é a sua essência que permite com que a boneca se mova e contém as memórias e emoções da boneca. Após ganhar a vencedora absorve a rosa mystica, por fim a boneca que juntar as rosas de todas, torna-se a Alice.
  
A serie começa quando Jun Sakurada, um estudante que se nega a ir a escola devido a problemas psicológicos, que se deveram a experiências traumáticas e que tem como hobby pedir pela net produtos supostamente sobrenaturais. Um dia recebe uma carta, a dizer que ele ganhou um prémio, onde pergunta se ele "aceita" ou "não aceita" o prémio, depois de sublinhar que aceita ele coloca a carta na gaveta da secretaria. Em seguida, misteriosamente aparece uma linda caixa de madeira, contendo uma estranha boneca, cujas feições parecem de algo vivo, vestida com roupas do estilo Aristocracia Victoriana. Após Jun dar-lhe corda, esta revolta-se um pouco por ele lhe mexer, e a seguir a soltar-se declara, "Meu nome é Shinku, a quinta boneca de Rozen Maiden".
Antes que Jun entenda a situação em que esta, ele é atacado por um boneco enviado para elimina- lo, e vê-se forçado a  jurar servir Shinku para salvar a sua própria vida. Assim ele acaba por ficar com a responsabilidade de proteger a "Rosa Mystica" de Shinku, tornando-se seu médium. 

A partir deste ponto começa o verdadeiro "Alice Game"...




Personagem que mais gostei: 
*Suiginto - Adoro-a apesar do desenrolar da historia na 1ª temporada, que faz com que muita gente a deteste. Eu acho que é uma personagem muito complexa, com uma personalidade admirável, muito forte, completamente cega com o seu dever e o motivo para o qual foi criada, mas por outro lado capaz de mudar um pouco a sua forma de ver o mundo e evoluir para uma "boneca" melhor.
 Eu adorei vê-la a evoluir da 1ª temporada para a 2ª temporada. Além de que devido a OVA da serie eu ainda entendi melhor os motivos que a levam a provocar os acontecimentos da primeira temporada e o seu ódio profundo a Shinku (sorry se parece spoiler mas esta implícito desde o inicio da serie).

*Shinku- Apesar da minha adoração pela Suiginto, eu adoro a boneca Shinku. Ela é muito delicada, calma, arrogante por vezes, gentil e ao mesmo tempo super bem educada. Tem imensas qualidades que preso numa mulher, pois considero que uma rapariga ou senhora deve saber estar, pois bem a Shinku conjuga um saber estar, sem deixar de exprimir opiniões e ser ela própria. 

Personagem revelação: Este campo neste anime é um pouco difícil pois as personagens tem uma evolução bastante notória ao longo da serie. Escolhi o Jun-kun, pois ele supera muitos dos seus problemas psicológicos o que considero um exemplo para muitas pessoas.
Apesar de tudo não achei que fosse algo inesperado na serie, ou seja, embora seja revelação não foi uma surpresa para mim, como foi por exemplo a evolução da Suiginto.

Pontos positivos: * as personagens tem personalidades muito bem definidas * personagens caracterizadas de uma forma fantástica * questionar ate que ponto a perfeição é importante * questionar ate que ponto fazemos tudo por amor *historia cativante * ensina ate que ponto podemos arranjar forças para enfrentar dificuldades * momentos muito cómicos * lutas com muita acção.

Pontos negativos: * a história ter uma linha um pouco confusa ao passar da primeira temporada para a segunda * a história do anime e do manga são totalmente diferentes (Não acho que seja bem um ponto negativo mas imensos fãs se queixam) * devido a ter cenas com alguma crueldade não recomendo a todas as idades.

Opinião: Na minha opinião este foi um anime que sempre me cativou imenso. Já o vi e revi várias vezes, sinceramente foi sempre muito cativante para mim, e não, não se deve as bonecas de porcelana! Eu tenho alguma aversão a esse género de bonecas, e ainda assim as Rozen Maiden conquistaram-me. Aprendi bastantes coisas com este anime além de me ter cativado pela história e ter conhecido personagens que ainda hoje tão na minha Top list de preferências (Suigintou e Shinku), fez-me pensar ate que ponto a perfeição é importante e ate que ponto a sua busca pode atingir níveis limite. 

Eu vi este anime quando ainda tinha 15 anos e lembro-me que ate mais ou menos aos 18 anos eu exigia muito de mim. Sempre me achei inferior e que tinha alguma coisa de errada. Foi devido a isso que comecei a busca pela perfeição. Eu queria ser perfeita, poder olhar para mim e dizer que fazia tudo da melhor forma, que não tinha um único defeito a apontar-me e que me fizesse sentir menos que as outras raparigas. Talvez também por alguns episódios que eu tinha da minha vida e das relações que tinha com os outros. A verdade é que depois de um período controverso da minha vida, eu despertei. Entendi que por mais que exigisse de mim, a perfeição é e sempre será uma coisa quase que inatingível, na minha opinião ela cegou-me e tirou-me bastante da minha felicidade e vitalidade em alguns anos da minha vida.
As vezes apelido esta fase como o "Síndrome de Alice", pois o nome Alice é usado para definir perfeição, não só na serie como em muitos outros registos.

Acho que este anime nos faz pensar, neste tipo de assuntos, ao mesmo tempo que nos divertimos e nos apaixonamos por estas queridas bonecas com um destino que parece um tanto ou pouco cruel.

Recomendo que vejam, acho que é um anime que vale mesmo a pena!

Sites para ver o anime online:

Primeira temporada: http://www.extremeonlinebr.net/rozen-maiden-episodios.html

Segunda temporada:http://www.extremeonlinebr.net/rozen-maiden-traumend-episodios.html

Curiosidade: Neste ano saiu uma nova serie de Rozen Maiden, que não somo ao número de episódios desta pois, segue uma linha de historia muito alternativa comparada a esta. Ainda não a vi mas estou ansiosa por ter tempo para a ver.

 Para além, desta nova serie ainda existe uma OVA dedicada a historia entre Suigintou e Shinku apelidada " Rozen Maiden; Ouverture" que recomendo vivamente!!!




Até a proxima pessoal!
*hugs*
Naipes ;)


Sem comentários:

Enviar um comentário